11 de julho de 2009

Sala de espera das finanças de Olhão


Ontem fui às finanças. Adivinhem qual o meu estado de espírito quando saí de lá... exactamente, revoltado.
Assim que entrei fiquei meio aluado pois aquilo está bem diferente desde a última vez que me lembro de ter lá ido.

Como praticamente todos os serviços públicos hoje em dia, têm um sistema de senhas por categorias e à partida fazem muito bem, pois assim uma pessoa tira a senha e senta-se ou vai apanhar ar até chegar a sua vez, não tem que estar imenso tempo em pé numa fila.

O problema lá nas finanças é que pelo menos ao inicio este sistema é um bocado confuso. Têm senhas com categorias de A a J, uma mão cheia de categorias.

Eu ia pedir uma declaração de como não tenho nenhuma actividade declarada e assim que chego lá sinto-me estúpido e ignorante por não saber que senha tirar. Dou uma vista de olhos pelo painel da máquina à procura de uma categoria que dissesse Declarações, Certidões ou qualquer coisa parecida...
Leio IMI, IRS, IRC, IVA, Nº Contribuinte, Execuções Fiscais, etc. e sem saber o que escolher. Até que na letra J vejo lá "Impressos" e decidi retirar essa senha.
Segundos depois fico menos aluado e noto que está ao lado da máquina um cartaz com informações mais detalhadas sobre cada categoria e penso "sou mesmo estúpido". Uma vista de olhos pelo cartaz e reparo que na categoria I diz lá "Declarações" e retirei logo a senha correspondente convencido de que era a correcta.
Ao ficar ainda menos aluado e olhando novamente para o cartaz vejo que em várias categorias dizia "Declarações" mas nada explicito para aquilo que eu queria, volto a ficar na dúvida e a pensar "Irra que sou mesmo estúpido", pelo sim pelo não decidi tirar mais uma senha, desta vez da categoria D - IRS.
Ou seja, tirei 3 senhas, por ignorância minha, eu sei, mas aquilo também não é muito explicito.
Para não ficar mal visto tentei manter um ar de quem até sabia o que estava a fazer.
Pouco depois aparece no painel electrónico o nº de uma das minhas senhas, a da categoria I pois havia pouca gente para essa secção. Pensei "isto até é rápido", dirijo-me ao balcão indicado e digo o que pretendo, a funcionária diz que não é com ela, fica também na dúvida e decide reencaminhar-me para a categoria D dizendo-me que quando for a minha vez aparece no painel DI 008.

Regresso para a zona de espera e observo um rapaz que acaba de entrar e que também fica sem saber que senha retirar com uma cara de embasbacado. Por acaso retirou também a senha da categoria I e mal ele pega na senha aparece no painel electrónico o nº dele. Fica parado largos segundos a olhar de boca aberta pro painel, depois olha pra sua senha e volta a olhar fixamente para o painel durante mais alguns segundos. Eu penso pra mim "bem eu sou estúpido mas ainda disfarço, este gajo não disfarça nada, é mesmo estúpido". Uma senhora que estava também a observá-lo lá lhe diz "Acho que é a sua vez". Lá vai ele embasbacado, também tirou a senha errada e foi também reencaminhado para a categoria D, teria que esperar pelo nº DI 009. Assim que ele volta à zona de espera aparece no painel o nº DD 009 e la vai ele novamente embasbacado ao balcão até que lhe explicam melhor que a sua senha é DI 009 e não DD 009.

Passado sensivelmente meia hora constatei que ainda ia demorar algum tempo lá pelo que decido ir logo à Segurança Social pedir uma outra declaração que precsava. Na Segurança Social, apesar de ter muito menos gente que nas finanças, tinham uma funcionária ao lado da máquina das senhas para ajudar os utentes a retirar a senha correcta. Sou prontamente atendido, dão-me a certidão e vou-me embora maravilhado. Ah e não tive de pagar nada.

Regresso às finanças, assim que entro reparo que o tal estúpido continua a olhar embasbacado para o painel a tentar perceber o funcionamento daquilo. Enquanto espero vou reparando que muita mais gente chega lá e não sabe que senha retirar, uma senhora tenta pedir ajuda a outras, duas velhas que se confundem com o nº do balcão a que se devem dirigir, um senhor resmunga entre dentes "este sistema está muito pouco explicito", outra velha que resmunga com outra mulher dizendo que tinha chegado primeiro que ela. Ah e o estúpido continua de boca aberta a olhar em redor, como se tivesse vindo de outro planeta e veio parar a um mundo completamente diferente e esquisito. Começo a pensar que afinal eu não era o único ignorante e que aquela situação quase que era merecedora de vir para o blog pois também o painel electrónico era um pouco confuso, principalmente para pessoas mais velhas o que me fez questionar quem teria sido o "paineleiro" que o projectou.

Quando finalmente sou atendido, peço a tal declaração, o funcionário entrega-me dois papeis (nem olhei bem pra eles, pensei que fosse a declaração) e diz-me "Agora você tem de esperar que volte a ser chamado para pagar isso, irá aparecer o nº JI 008". Fiquei a interrogar-me porque é que não poderia ter pago logo a ele e ficar despachado mas pensei que fosse alguma norma de segurança com excesso de rigor. Passados 10 segundos aparece no painel o nº GI 008, fiquei novamente na dúvida pois o homem tinha dito claramente JI 008 (ou seja, J e não G) mas concluí que ele se tivesse enganado.
Bem, agora é que vai começar a revolta. Quando reparo no nº do balcão ao qual devia ir, qual não é o meu espanto quando vejo que é o mesmo balcão onde tinha sido atendido!! Ou seja, o funcionário atendeu-me e fez-me levantar da cadeira para voltar lá 10 segundos depois para pagar!!!! Aí fiquei eu completamente embasbacado e vou então perguntar ao funcionário que entretanto já estava a atender outra pessoa:
"Desculpe, você disse que me iam chamar pelo nº JI 008?"
"Sim, já devem ter chamado"
"É que além aparece é GI 008, por isso fiquei na dúvida"
"E qual é o balcão?"
"Além diz que é este"
O funcionário olha em redor, vê uma colega sozinha e pede-me "vá pagar ali à minha colega".
Cada vez mais embasbacado, começo a pensar "Acho que vou mesmo falar disto no blog". Depois de pagar já estava eu todo contente que me ia embora quando a funcionária me diz "Mas você agora ainda tem de voltar ao balcão do meu colega para ele lhe dar a declaração, isso aí é apenas o comprovativo do pagamento". WOW! Afinal ainda não estava safo.
Aí cheguei à conclusão "ok, isto vai mesmo para a revolta dos griséus".

Porquê complicar o que é simples?! O primeiro funcionário podia-me ter dado logo o documento, eu pagava-lhe também logo e pronto, menos um utente e a sala de espera mais vazia. Mas não, uma pessoa tem de andar lá de um lado pro outro sem se perceber porquê, não admira que aquilo seja tão demorado.
Já nem falo do facto de ter que pagar quase 5 euros por um simples papel, acho exagerado mas pronto, há casos bem piores, talvez se fale nisso num futuro post.
Acho que também podiam muito bem seguir o exemplo da Segurança Social e ter alguém disponível para ajudar os utentes a tirar logo a senha correcta para o serviço que pretendem, evitavam muitas confusões e que tenham de estar constantemente a reencaminhar depois as pessoas e estas terem que estar novamente à espera.

Passado quase duas horas de ter entrado, lá me vim embora a pensar "E o burro sou eu? O estúpido sou eu?"

5 comentários:

  1. Amigo Griséu

    E estafam-se eles em campanhas de desburocratização dos serviços públicos!
    Fez muito bem em chamar aqui para o seu post essa experiência quase "mística" (digo eu, que é de se ficar em êxtase com tamanha andança). Quando lá for tenho que levar muita conta com esses números todos ou ainda fico confuso como o amigo e isso não faz nada bem à minha "autoesgrima"!
    Obrigado.

    Haja saúde
    Mano João

    ResponderEliminar
  2. Estas Finanças são mesmo "afinançadas"...

    Quando la tiver que ir levo uma mariconera com uma buchazinha e uma mini para ver se aguento assim tanto tempo...

    È que tal como o Mano João disse, isso faz mesmo mal à nossa "autoesgrima"

    O SIMPLEX é um must! lol

    ResponderEliminar
  3. 5 euros? Fixe, assim escuso de pagar a mensalidade do ginásio. Quando la for levo um Redbullzito e uns pesos para ir levantando enquanto não tiver de andar de um lado para o outro e a fazer 'sit-ups'.
    Mas como já digo desde há sensivelmente 2 anos, isto cá para mim não passa dum plano maquiavélico de sobre-burocratização, a fim de estafar todos os griseuzitos que lá vão contrariados, para depois implantar um sistema ONLINE em que toda a gente faz em casa (mesmo sem as pessoas mais idosas saberem o lugar da tecla 'L' do computador), com o propósito de deixar de pagar a milhares de empregados das finanças, etc, como já fizeram com o IRS.

    ResponderEliminar
  4. É a politica do menor esforço!
    Eu acho que as pessoas que vao trabalhar para esses locais sao pessoas unicas! Nao ha empregado , como um empregado do estado!
    A burocracia, a inércia, a complicaçao daquela gente faz com que tenha de levar sempre uma pessoa dotada e preparada para esse tipo de coisas, A MINHA NAMORADA!( para me aturar a mim so podia ser dotada disso) ela é que tem paciencia para ver aquela gente ao telefone, a falar com colegas, a mandar sms ao filho sobre a cor da camisa e a fumar com filas intermináveis !!!

    Rest my case with a big and loud FUCK THE SYSTEM!

    ResponderEliminar
  5. Curiosamente, o sistema de chamada foi simplificado, salvo seja, mas ainda hoje com menos letras de senhas não é muito facil de o entender. Quanto ao facto de ter de se deslocar a uma area especifica para pagar não é qualquer novidade. Quando vai ao supermercado e compra algo na peixaria, paga na caixa não na peixaria. Seja, se houver uma tesouraria (onde se controla as entradas de dinheiro) é nesse sitio que deve ser pago o que houver a pagar.

    ResponderEliminar

Exprima aqui a sua revolta e partilhe-a connosco!