21 de julho de 2009

Mais um CC, mais uma manhã de acampamento no Registo Civil; Parte I

Boas tardes senhores e senhoras! Ora aqui estou eu para a minha primeira revolta como "Griséua" =) revolta para com os serviços públicos de Olhão e não só.



Aproveitando a boleia do Griséu Ilho, quero partilhar convosco a minha pequena aventura com os serviços públicos do Registo Civil (RC, acabei de inventar para ser mais fácil) e IMTT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres [instituto da mobilidade?!]).



Ora encontrava-me eu no casino de Vilamoura para assistir a gala da Miss Algarve+ na qual participava a namorada de um dos griséus, Kr0ss. A je resolveu ir toda "pipi" então a minha mala de gaja gigante e cor-de-rosa teria de ficar no carro, no porta-bagagens. Mas não..... deixei-a mesmo no banco do passageiro. Calculo que já estão a imaginar o que aconteu a seguir.... O vidro do carro estava partido, a mala tinha ido arejar e com ela todos os meus documentos, como o bilhete de identidade, o cartão de contribuinte, o cartão de utente, a carta de condução e o cartão do multibanco e mais algumas coisas. Apresentei queixa (em que me pediram para fazer uma lista de coisas de valor que estariam na minha mala.... IMPOSSÍVEL!!! Sou gaja! Toda a tralha que estava lá dentro era preciosa e lá me lembrava eu com a pilha de nervos que tinha.... É pedir coisas difíceis...) e muito prontamente os senhores da GNR disseram-me que poderia telefonar do posto para a linha 24h do banco para anular o cartão. Desolada lá telefonei e depois de tratar de tudo com uma prestavel senhora descobri que depois de ter sido assaltada, não ter um tostão comigo e ter cerca de 10€ na conta iria ter de pagar uma taxa de 7€ e tal para pôr aquele cartão na lista negra.... COM MIL MACACOS!!!! Isto tudo porque o cartão era velho e não tinha chip, porque senão não teria de pagar nada.....! Se nada tinha, com menos ainda fiquei =) Ainda no posto descobri também que a declaração que recebi assinada e carimbada pelos guardas não era válida para apresentar caso me pedissem os documentos, ou seja, se eu não tenho documentos posso ser multada, se mos roubaram e tenho um papel comprovativo da queixa também posso ser multada. Afinal o que raio poderia eu fazer?!.....



Bem, agora vem parte melhor! A parte em que fui fazer novos documentos. Na verdade, desleixei-me um bocado com isso, deixei passar algum tempo. Por um lado até foi bom, porque graças a esse tempo que passou dei tempo ao Estado para que tornasse possível pedir uma 2ª via da carta de condução através da internet, entre outros variados serviços do IMTT. Mas esta ficará para uma próxima, para poder consultar todos os dados que apontei e não vos induzir em erro.


Ora, sobram então o bilhete de indentidade, o cartão de contribuinte e o cartão de utente. Pois tal como o griséu Ilho, sabia que aquilo abria lá para as 9 da manhã então aí as 10 e tal da manhã lá estava eu, e qual não foi o meu espanto quando descobri que não haviam senhas! Então dirigi-me ao balcão para saber o que se passava. Fui então esclarecida de que como o serviço estava com pessoal reduzido porque estavam numa formação não davam mais de 10 senhas por dia. Ora se aquilo funcionar 8h por dia dá 1.25 pessoas por hora!!! Mas porque raio é que se leva tanto tempo a introduzir nome, morada, blá blá blá, num computador?!?!?!!?!?! Hein?! Não sei..... Mas consigo entender quando vemos as empregadas da função pública com aquelas caras de indignadas a olhar para o monitor do PC.... Enfim. Tive que voltar no dia a seguir e às 9h quando lá cheguei encontrei o mesmo cenário, NÃO HAVIA SENHAS!!!! Já sem muita paciência fui saber porque é que mais um dia não tinha senha, e só haviam 10 senhas e tinha que ir mesmo acampar para a porta do RC. Mais uma manhã......... Decidi dar a última oportunidade. A minha Avó ofereceu-se para ir para lá as 7 da manhã, e quando lá chegou era a quarta pessoa. Ela esteve lá até as 8h e eu apareci as 8.30h e a senhora nº3 sabia que eu era a 4 pois identifiquei-me como sendo a neta da senhora (a minha Avó já tinha combinado com ela que eu chegaria pouco depois). Toda a gente concordou por uma questão de princípios que eu seria a quarta pessoa. Finalmente as 9h. Se havia uma ordem por que estúpido motivo toda a gente se ensardinhou contra a porta?! Se toda a gente sabia que havia uma ordem porque raio quando as portas se abriram correram todos para a cena das senhas e depois das primeiras 3 senhas 3 grandes homens ou animais se ajuntaram à volta daquilo e quase me esmurravam porque eu queria tirar a quarta senha?! Ora, era demais para mim, simples "griséua"! Tinha chegado a hora do LIVRO AMARELO!!!!

Esta história é bastante comprida, portanto, NÃO PERCAM O PRÓXIMO EPISÓDIO!!!!

Ver também:

3 comentários:

Exprima aqui a sua revolta e partilhe-a connosco!