24 de julho de 2009

Mais um CC, mais uma manhã de acampamento no Registo Civil; Parte II

Boas mais uma vez =) Peço muitas desculpas pela massada de ter de dividir a minha revolta, mas aqui vai mais disto!




Ora, havia chegado a hora do livro amarelo! Então dirigi-me ao balcão e consegui chamar uma das funcionárias. Expliquei a situação, 7h da manhã blá blá blá, a minha senha era a quarta blá blá blá, quase pancadaria e lá estava eu sem senha. A senhora com um ar de desprezo (fez-me lembrar o filme "Where is my car, dude?!" quando aquela caixa começa a dizer "and then?! and then?! and then?!") olhou para mim e perguntou-me: "e o que é que quer que eu faça???" e eu olhei para ela e disse: "E eu é que sei!? Já é o terceiro dia que cá venho, aguardo pacientemente a minha vez e agora tenho que ficar sem senha porque estavam 3 homens a purrada a volta daquilo!?" Bem como um griséu já estava a ficar verde assim como a minha mãe que foi ter comigo. Então para defender a sua cria pediu educadamente o livro de reclamações, e qual não foi o espanto quando ela nos responde


RC - "Mas eu não lhe posso dar o livro por causa disso!!! Que culpa é que eu tenho que as pessoas não se comportem?!"


Griséua - "Não me pode dar o livro?!?!?!!?!? Não mo pode é recusar! Eu é que não tenho culpa de não haver uma solução! Se o instuto de emprego tem um segurança porque não arranjam um? Tenho o direito de pedir o livro de reclamações para que as entidades competentes saibam do que se passa!!!!"


RC - "Você acha que eu tenho que estar de guarda ao que as pessoas estão a fazer?! Se limitamos as senhas é porque limitamos as senhas, se deixamos as pessoas tirarem as senhas a sua vontade é porque deixamos as pessoas tirar as senhas a sua vontade! Vocês é que não se decidem e acha que pode pedir o livro de reclamações que resolve tudo?!"


Griséua - [pensamento de boca aberta a olhar para a personagem] "MAS QUE M*!?# É ESTA?!?! 'TÁ PARVA A FALAR ASSIM COM UM UTENTE!!!!!! É AGORA QUE ME JOGO A ELA!!!!!"

Ainda bem que a minha mãe lá estava, mesmo assim já se estava a passar dos carretes.


Mãe - "Você não pode recusar o livro de reclamações tenha eu razão ou não. Estou a pedir-lho delicadamente, sabe que se não mo der posso chamar a policia."


RC - "Bem, vou falar com a "Doutora", porque isto não pode ser assim!"


Por amor de deus, man...... Eu é que quase levava purrada e aquela senhora ainda achava que tinha razão para estar chateada comigo porque eu queria o livro?!!?!?! Passado algum tempo lá vem ela a dizer que a "Doutora" queria falar conosco lá no seu escritório. Básicamente o que se passou foi o mesmo: "Não podem pedir o livro sem mais nem menos; Acha que eu tenho culpa que esses animais não se comportem; Era só o que faltava dar o livro prài assim..." Eu calei-me.... Limitei-me a olhar para ela de boca aberta a espera que aquilo se resolve-se porque os outros é que eram animais mas não sei quem estava a ser mais irracional!
Mãe - "Mais uma vez vou avisar que não me pode recusar o livro de reclamações. Se não querem resolver o problema (e agarra no telemóvel) vou telefonar a policia! A minha filha precisa dos documentos já é a terceira vez que aqui vem e tou a ser demasiado paciente! Mas o que vem a ser isto! Estar aqui desde as 7 da manhã e ir embora assim?! Vou chamar a policia e resolve-se já o assunto do livro!"
TXARAAAANNNNN!!!! Tinha acabado de descobrir as palavras mágicas: chamar a policia!
"Doutora" RC - "Então mas acha que é preciso chamar a policia?... Eu entendo-a perfeitamente, sei que é chato estar aqui estas horas todas e no fim não conseguir os documentos, entendo que a sua filha precisa dos documentos e que você está a defender os seus interesses, mas acho que não precisamos de chegar a esse ponto. As pessoas que estão ali fora são realmente animais, então fazemos assim: não preciasa chamar a policia. Amanhã de manhã, não precisa vir as 7, vem cinco minutinhos antes de abrir e a funcionária antes de mais alguém entrar chama a sua filha e ela é logo a primeira a ser atendida."
Mãe - "Garanto-lhe que se isto não ficar resolvido amanhã tem a policia aqui a porta."
"Doutora" RC - "Ah! Se calhar é melhor sair aqui pela porta de trás para não gerar mais conflitos. Eu saio sempre por aqui. Não vai ser preciso policia. Se precisar de mais alguma coisa..."
E assim foi. No dia seguinte cerca de 5minutos antes tinha a senhora do RC a chamar pelo meu nome e fiz o meu cartão do cidadão sem qualquer demora ou sarilho. Agora digam-me lá qual é a necessidade de ter que assustar as pessoas e ter que ser agressivo?! Não teria sido mais simples dar o livro para que se saiba o que se passa e talvez arranjar uma solução? Infelizmente, o medo move montanhas e é assim que este País anda. Basta dizer que se quer o livro ou que se chama a policia e tem-se o que se precisa! Revolta-me.....
P.S.: A história dos documentos ainda não acabou, eu devia era ter começado pela parte que quando fui lá a primeira vez para fazer o CC e não consegui aproveitei para perguntar o que precisava para o tirar, já que não tinha documentos nenhuns. A senhora disse que precisva dos B.Is dos meus pais. E se eles estivessem fora do país?! E se na pior das hipoteses eu não tivesse pais?! Descobri então que tinha que levar duas testemunhas para comprovarem que eu era mesmo eu!!!! What the F$%#?!?!!?!?!....... No dia seguinte do livro a "Doutora" disse que só era preciso o B.I. de um dos pais, e quando fui fazer a outra senhora perguntou-me porque raio eu não trazia o B.I. do meu pai também...... DECIDAM-SE!!!


Ver também:

2 comentários:

  1. Esse registo civil arrasa!

    Ainda não tive a (in)felicidade de tirar o CC mas fui lá há mais de um ano para renovar o BI, ainda não tinha começado esta confusão do CC, e fiquei parvo (mais ainda do q ja sou) com a arrogância dos funcionários!
    Ficou-me gravado na memória, chego lá por volta das 12:30, tavam meia duzia de pessoas, nada de especial... uma funcionária a tratar dos BI's, tudo normal. Passado um pouco essa funcionária baza sem dizer nada às pessoas, ninguém vem substitui-la e as pessoas ali à espera! Lembro-me que a seguir a mim estava um preto que ja estava a ficar branco, aflito que tinha de ir voltar pro trabalhar, a balbuciar qq coisa sobre o patrão. Passado um bocado há alguem q pergunta a outra funcionária se não há ninguém para despachar os BI's ao q se ouve a resposta
    "a minha colega foi almoçar"
    "e não ha ninguem para a substituir?"
    Lá pergunta a outra se pode vir tratar daquilo e vem a outra resmungando "mas as pessoas pensam q nós não temos de almoçar?"
    Epa é obvio que todos têm de ter a sua hora de almoço, mas se aquilo está aberto a essa hora têm de ter alguem para atender os utentes, almocem por turnos ou qq coisa assim, pelo menos é assim q normalmente as coisas funcionam.
    Mas não, têm lá uma fila de pessoas, a empregada vai-se embora almoçar sem dizer nada a ninguem e os outros q fiquem a hora de almoço toda à espera.
    Para isso fechassem à hora de almoço! Se nao conseguiam ter pessoal para assegurar o serviço então fechavam para almoço, ate almoçavam mais descansados e as pessoas não iam pra la olhar pras paredes durante essa hora.
    Depois lá veio essa substituta (apetecia-me agora fazer uma rima com esta palavra mas não quero ser ordinário) e com uma enorme má vontade lá começa a despachar os BI's, sempre resmungando. Parece que lá têm uma aversão aos utentes, como se estes estivesem la apenas para os incomodar.
    O preto estava cada vez mais branco e aflito com as horas, até que eu na minha boa vontade lá o deixei passar à frente e o gajo la voltou a escurecer um bocadinho, estava assim +/- azul nesta altura. Quase que me agradecesse de joelhos e la vai todo sorridente para as garras da funcionária enraivecida, sorriso que rapidamente se desfez assim que ela começou a resmungar porque as fotografias dele estavam muito escuras LOL só me lembro de pensar "fdx o gajo é preto, é óbvio que as fotografias são escuras!!"

    Enfim, como se pode ver o maior problema lá é mesmo a má vontade.

    E pronto, acabei de fazer o maior comentário deste blog, até quase que dava pra fazer um post mas isto ja foi ha algum tempo por isso nao vale a pena.
    Resta-me apenas dar-te as boas vindas aos griseus ;) continua com posts destes

    ResponderEliminar
  2. Isto faz-me lembrar de uma tarde em Silves, num cafezito que esta pa la perdido, onde ate o lanche me ofereceram so para eu nao reclamar... Mas a mim ngm me compra! Comi, nao paguei e reclamei na mesma...
    Nao se livram!
    Qd as pessoas sao mal educadas, a Ana é "má" =)

    ResponderEliminar

Exprima aqui a sua revolta e partilhe-a connosco!