Claude Lévi-Strauss etnólogo e antropólogo estruturalista faleceu na madrugada do dia 1 de Novembro, aos 100 anos de idade.
Nascido em Bruxelas, na Bélgica, Lévi-Strauss foi um dos grandes pensadores do século 20.
Sempre enfatizou que a mente selvagem é igual à civilizada.
Principal teórico da corrente funcionalista, Lévi-Strauss não via o ser humano como um habitante privilegiado do universo, mas como uma espécie passageira que deixará apenas alguns traços de sua existência quando estiver extinta.
O antropólogo passou mais da metade de sua vida estudando o comportamento dos índios americanos, e por isso fez inúmeras viagens ao Brasil ao fim de levar á veracidade do seu estudo.
O método usado por ele para estudar a organização social dessas tribos chama-se estruturalismo. "Estruturalismo", diz o antropólogo, "é a procura por harmonias inovadoras".
Com estes estudos, Lévi-Strauss criou vários conceitos e estudos para disciplinas como filosofia, sociologia e antropologia.
Perdeu-se assim uma das grandes figuras da história, e que fez junto com os restantes a sociedade evoluir e por consequinte os Homens perceberem melhor a sua existência.
"Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isso é algo que sempre deveríamos ter presente".-Lévi-Strauss
Adeus Margem Sul, até qualquer dia...
-
Chegou a hora de arrumar a trouxa e seguir para o Sul. O clima é de
despedida.
Daqui, vou levar algo de bom comigo. Estas gentes, estes lu...
Há 12 anos
Concordo com ele. Devíamos aprender a respeitar mais o mundo. Saudações ao blog.
ResponderEliminar