4 de agosto de 2009

Revoltada mas Resolvida

Caros leitores, cá estou eu para mais uma pequena revolta, desta vez com a Câmara Municipal (CM) de Lagos. Precisei de telefonar para o posto da GNR de Lagos, então não fiz mais do que ir ao motor de busca da internet e escrevi as palavras "GNR" e "Lagos". Apareceram diversos links e o primeiro remetia-me para o site da CM que ao clicar levou-me de imediato para uma página com o número de telefone, morada e site.

Griséua - "Ena!"
Fiz então a minha ligação via telefone para o 282 762 809, quando dei por mim estava a ouvir uma senhora da rede a que pertenço a dizer que "neste momento não é possível aceder ao número que marcou".

Griséua - (pensando) "Se ela me diz que é neste momento, deve ter sido algo na ligação, vou tentar outra vez. Olha não dá..... Bem os meus telemóveis tão mesmo marados! Vamos lá outra vez. Olha! Não é que não dá mesmo!?"

Estranhei, então decidi ver que outras soluções tinha. Fui então clicar no endereço electrónico fornecido pela CM, que pelas iniciais não me parecia ter nada a ver com a GNR mas nunca se sabe. Adivinhem só: CPCJ Lagos não tinha mesmo nada a ver com o assunto, era nada mais nada menos que o site da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em risco. Bem.... Tava a ficar difícil. Resolvi tentar pesquisar somente "GNR" e o primeiro link que apareceu foi.................. O do site da GNR!!!

Griséua - "Brilhante!!! A GNR tem um site que nenhum dos outros locais indicou..."
Maior o espanto quando li as linhas que se encontravam por baixo da dita ligação:
"A GNR não garante que o website seja 100% acessível. A Guarda está a desenvolver esforços em aumentar a acessibilidade do website(...)"

Sim senhor! Aqui temos uma Griséua contente! Têm um site e como ainda estão a desenvolvelo e sabem que pode ser de difícil acesso, avisam os seus usuários. A sério que gostei. Realmente, assim a primeira vista parece confuso, mas um cibernauta já está habituado a olhar para pontos chave onde é habitual encontrar determinadas informações, e lá estava! Na marguem esquerda uma série de opções das quais "Contactos". Uma folha em AdobeReader também um bocado confusa mas até foi fácil perceber como funcionava. Nova ligação telefónica desta vez para o 282 770 010. Finalmente tinha conseguido! Depois de terminar o assunto pelo qual liguei, expliquei ao senhor muito simpático que me atendeu que tinha tentado outro número fornecido pelo site da CM e que não chamava. Tinham mudado de número este ano, 2009, informou o Guarda e assim tava tudo explicado.
Como tinha constatado estes dois erros na página da CM resolvi fazer um pouco mais pelos restantes usuários, pois geralmente até se consultam os sites das CMs pois sabemos que eles costumam ter estas informações. Então lá fui eu de volta, página inicial da CM Lagos, Contactos, e tudo e mais alguma coisa menos um simples Câmara Municipal ou Departamento de Informação.... Tive que escolher aquele que me pareceu melhor para falar sobre a alteração destes dados. Haviam 2: Assembleia Municipal (AM) e CM Lagos (Paços do Concelho Séc.XXI).

Griséua - "Mas que porra é esta!? Paços do quê!?"

Veio-me à memória uma das muitas sábias conversas com o meu pai sobre coisas em geral e fiquei com a impressão que aquilo queria dizer que era a CM em si. Mas resolvi tentar primeiro a AM. Chamou três vezes e atendeu a central, com uma senhora que num bom algarvio me dizia "Ligou para a CM de Lagos, a sua chamada encontra-se em linha de espera. Por favor aguarde, obrigadã. (Música de atendedor de chamada) Ligou para a CM de Lagos, a sua chamada encontra-se em linha de espera. Por favor aguarde, obrigadã. (Música de atendedor de chamada)........" Até que percebi um padrão! A cada 3 segundos a gravação de 7 segundos repetia!!! Isto durou 1min e 10seg até que a chamada caíu. Não queria acreditar que tinha gasto aquele dinheiro porque queria ajudar um pouco outros cidadãos, ouvir aquela irritante repetição cerca de 7 vezes e não tinha resolvido nada! Tentei outra vez e ouvi o famoso "tuRuRU" de quando um número não funciona.
Já um bocado verde, lá telefonei para os Paços do Conselho (PC). Já passavam cerca de 3min das 12.30 mas um rapaz atendeu e expliquei então que tinha tentado a AM e que depois da chamada ter caído já não consegui mais telefonar para lá, parecendo que o telefone estava fora do lugar. Foi então que recebi a absurda resposta:

PC - "Ah pois é. É que a senhora que atende na AM foi almoçar das 12 às 13."

Griséua - "Ah! Então das 12 às 13 ela fecha a linha e esta também vai almoçar!?"
PC - " (risos) Não. É que esse número que ligou já é muito velho e o telefone também é dos anos 60 então nem sempre funciona."
Griséua - " (OMFG!!!!!! Isto vai de mal a pior....) Desculpe?!?!!?!?"
PC - (senhora em voz de fundo grita "não, não!!! aquilo agora é outro número! o telefone já é dos novos!) "Ah! Olhe vou dar-lhe o número, é que isto anda de mudanças e esse era o número do edificio velho."

Bem lá fiquei com um número que na realidade não sabia se precisava. Tentei interromper mas sem sucesso pois havia muito ruido de fundo e o rapaz não conseguia ouvir e também não percebia muito daquilo. Tentei então, FINALMENTE, saber para onde podia ligar para informar que existiam dois contactos que estavam errados no site da CM.

PC - "Mas qual site?!"
Aparentemente o rapaz não sabia da existência do site... Então perguntou à voz de fundo pela morada do site, e eu a tentar fazer-me ouvir: "mas eu já estou no site! Não preciso da morada!" Não adiantou... o rapaz todo contente deu-me a morada....

Griséua - "Mas eu tou no site e os números que tentei contactar estão errados. Com quem é que posso falar para corrigirem o site?"
PC - "Mas que números é que estão mal?"

Griséua - "O da GNR e pelo que me diz o da AM."

PC - "Ah!!! Quer o número da GNR? (Eu a tentar interromper: "mas não!.... mas... mas...) Aguarde só um momento".

AAAAHHHHH!!!!!! EU NÃO QUERO MAIS NÚMEROS DE TELEFONE!!!!...... Enfim lá me deu mais um número e lá consegui perguntar mais uma vez, com quem poderia falar para alertar os erros. Mandou-me aguardar. Silêncio. E finalmente uma senhora.




Griséua - "Hãmmmm.... Eu não sei bem para onde estou a falar, é que passaram a chamada sem dizer nada..... Poderia dizer-me para onde falo?!"
Senhora - "(algo que não percebi muito bem) informação."

Expliquei a situação dos números de contacto errados e do site errado. E perguntei novamente de onde era que não tinha percebido.

Senhora - "Hãããmmm?..... (teclado) é só um momento........"

Griséua - "O_o?! É algo como um departamento de divulgação de informação?"

Senhora - "É! É isso. Pois..... O meu colega que trata disso não está cá. (Griséua: Oh não... passar a chamada outra vez!!!) Se quiser mesmo falar com ele tem que telefonar mais tarde, mas eu também posso anotar aqui o que me está a dizer que depois eu passo a informação para ele e ele depois fala com o departamento de internet para alterar."

Griséua - "(passa e passa e passa..... que se lixe! Não me apetece perder mais tempo ao telefone por causa de mariquices!!!) Eu não tenho mesmo que falar com ele. Deparei-me com esta situação e achei por bem informar-vos. Se não necessitar de entrar em contacto com mais ninguém melhor para mim."

Senhora - "Não não. Pode deixar comigo que eu faço o que lhe disse"

Griséua - "(UAU!!!) Então pode ser. Agradeço imenso a sua disponibilidade e atenção para resolver esta situação."

Senhora - "(risos) Ora, não tem nada que agradecer. Eu é que agradeço!"

FINALMENTE TINHA LARGADO O TELEFONE!!!! Já lá iam quase nove minutos!!! Mas ao menos falei com alguém que entendeu a situação, achou que estava mal e prontificou-se a ajudar-me.
Nem tudo foi mau, mas já viram bem as voltas que dei só para obter um número e depois para informar que estava errado e pedir para mudar?! É surreal.... Aceitam-se apostas relativas a quanto tempo acham que irá levar até a informação do site da CM de Lagos mudar...

5 comentários:

  1. Bem, isso é que foi persistencia!
    Ah, e já ninguem diz 'ENA'!!!
    Curti o post lol mas aposto que a última gaja disse-te que apontava e enquanto tu estavas a dizer o que era, ela estava a desenhar coraçõezinhos à volta da foto do Cristiano Ronaldo e a dizer-te que sim, sim! Já rectificaram o site?

    ResponderEliminar
  2. Griséu que é griséu é presistente e mais nada!!! LOL E sim!!! Uma "onda" a CM Lagos porque já mudou o número da Assembleia Municipal, e um "BÚÚÚ" também, porque até agora o número da GNR não mudou...

    ResponderEliminar
  3. Hmmm aos poucos mas vai! lol retiraram o site que lá tinham no contacto da GNR.

    ResponderEliminar
  4. Acabei de enviar um mail para lá a alertar o facto de se terem "esquecido" de alterar o número de telefone da GNR. Vamos ver o que acontece =)

    ResponderEliminar
  5. Bom na tentativa de evitar q essas coisas voltem a acontecer (as de não encontrar um numero telefonico das forças de segurança) aqui fica um site util: http://www.portalseguranca.gov.pt/

    ResponderEliminar

Exprima aqui a sua revolta e partilhe-a connosco!