7 de junho de 2009

Proxima Viagem: Mudar a sua Vida...







Esta é mais uma daquelas que REVOLTA MESMO!

Caros "griséus e griséuas", desde pequenino que sou cliente usual da nossa grande empresa de transportes terrestes Comboios de Portugal, vulgar CP...e vou continuar a ser tal como muitos outros griséus que querem poupar tempo e dinheiro..(sim porque agora isto anda em crise e tal) então desde que começei a fazer viagens com a duração de 2/3 horas que sou confrontado com uma série de situações que as vezes só apetece puxar o travão de mão da carruagem só para ver se alguns dos dito cujos passageiros batem com a cabeça no banco da frente e deixam de causar incómodo...


Já andaram alguma vez de comboio numa viagem de pelo menos 2 horas??? NÃO??
















Então caros amigos..Se são daqueles que gostam de ir sentadinhos nas calminhas, no silêncio-ruidoso que aquelas carruagens ofereçem e no (des)conforto daquelas cadeiras, olhando a bonita e maravilhosa paisagem excepto quando os vidros estão de tal forma cagados ou grafitados que não dá pra ver quase a luz do dia...Se são daqueles que ainda tentam aguentar a dor de barriga que o pastel de nata e o café causaram e não vão ao wc só porque podem apanhar uma Psitéró-Dáctila-Imuno-Qualquer-Coisa daquelas que deixam um gajo sem puder mijar durante duas semanas..então ESQUEÇAM!! porque NÃO têm tomates nem estômago para aguentar uma viagem dessas na CP!!

Poís é! é maravilhosa uma viagem de comboio..uma aventura autêntica sem sair da carruagem...

Primeiro de tudo, nas bilheteiras por vezes trabalham pessoas que sabem tanto mexer num computador como eu sei fazer Costura...e tendo em conta a idade de algumas pessoas que eu ja lá vi a trabalharem por detrás do balcão, Costura é com elas de certezinha absoluta! pois aparentavam ser da idade da minha querida avozinha..

Numa bela manhã,Estação do Pinhal Novo, as 10:50...

Eu:
- Bom dia! Desculpe, podia-me dizer a que horas é o proximo Alfa Pendular para Faro?
A Avozinha da CP:
- Para Faro?? Só um momento...
Virou-se para uma senhora vestida casualmente que estava lá dentro tambem e que tinha aspecto de ter cerca de 55 anos:
- Ò Tininha! sabes como é que se vê os comboios para Faro??..
A "Tininha" aproxima-se e diz baixinho enquanto mete a mão no rato do computador:
- Ora...Para Faro..Quem è que quer ir para Faro? È este senhor?! (olhando para mim de alto a baixo..)
Eu :
- Sim...Sou eu..(olhei espantado para senhora e pensei: - Secalhar eles aqui fazem selecção da malta e tal... para o caso de poder ter cara de Bin Laden ou de outro terrorista qualquer e possa mandar aquilo pelos ares...e pelos vistos selecionam a malta pela cara...Se tens cara de Marroquino esqueçe jovem.. vai a pé ou de camelo porque não há bilhete...)
A Tininha:
- Epá...Para Faro?? Ora deixa-me lá ver se me lembro...(mexendo com o rato de um lado para o outro)
- Ah Já sei!! È Alfa Pendular não é??
Eu:
- Sim...eu vi no horário que existia um agora as 11h00...ainda há esse?
A Tininha:
- Haver há... Acho eu.......(fazendo cara feia)
- Olha lá lembras-te qual é o código dos Alfas?? (diz para a Avozinha)
A Avozinha:
- Eu sei lá!! sabes que isso para mim é chinês!!... chama o Sr. Duarte!
.....
10H58, após terem consultado os apontamentos da Aula de Informática lá conseguiram ver:

Entretanto a Tininha saíu, despedindo-se com um "até amanhã"e colocaram-se na fila atrás de mim mais 7 pessoas a olharem o relógio...

A Avozinha:
- Olhe...eu tive a ver e tem um Inter-cidades agora as 11H00...
Eu:
- Quero um bilhete então...até Faro e com desconto do MAI se faz favor...
A Avozinha:
- Com desconto??(abriu os olhos espantada)Só um momento...
Pesquisou novamente as cábulas...e após eu ter fornecido os dados necessários para o desconto,diz com um sorriso de satisfação:
- São 14,00 € se faz favor..
Meto o cartão muntibanco em cima do balcão...
A Avozinha:
- Vai pagar com multibanco??
Eu:
- Vou....
A Avozinha:
- Ah mas hoje não há pagamentos por multibanco...Tem um aí ao lado se quiser ou então lá fora na Caixa Agrícola...(apontando para as escadas da saída)
Penso eu: " Fod&%$#... o que é que faltará mais..??" entretanto no relógio: 11H02
Saio da fila com o cartão na mão e após dirigir-me ao multibanco ali ao lado, meto o cartão na ranhura e eís que oiço aquela voz sensual de mulher:
- Senhores Passageiros(Pausa)O Comboio(Pausa)Intercidades CP Lisboa(Pausa)procedente de(Pausa) Lisboa-Oriente(Pausa) e(Pausa) com destino a(Pausa)Faro(grande Pausa) Vai dar entrada na Linha numero 6 (Pausa) e efectua Paragens em..................

E foi naquele momento que as minhas pernas tremeram, pelo menos 30 cabelos ficaram brancos e começei a suar das mãos enquanto carregava no ANULAR do multibanco e esperava pelo cartão! e enquanto ouvia aquele estremecer típico da aproximação das carruagens, peguei na mochila e no cartão, olhei para as escadas rolantes! Corri! vejo uma mulher a atropelar-se tambem nas suas próprias malas na escada rolante! Sigo pelas outras, vejo o comboio, as ultimas pessoas a entrarem, procuro a porta e após ter feito os 20 metros de Sprint Final entro quase de rompante na carruagem!! ....

Salvei-me!!! estou safo!!! Aquela mulherzinha! coitada!! Não deve ter sobrevivido.... (parecia que a Terra ia desintegrar-se dali a minutos e aquela era a única escapatória...)
UFF....ja estou cá dentro...

Olho para o lado e vem o revisor, vulgarmente conhecido desde a minha infância como o PICA!

Eu:
- Bom dia...diga-me uma coisa...(digo eu ainda com um palmo de lingua de fora e a ofegar...)posso sentar-me num lugar qualquer que esteja disponível? é que não consegui comprar o bilhete... :
Pica:
- Não comprou bilhete??(diz com cara de mau) então e agora como é que vai ser? Se o comboio vai com lotação esgotada como é que voçê pode ir??
Eu:
- Pois....Eu não sei...mas tambem não me importo se tiver que fazer a viagem toda de pé.... não tenho culpa....tenho mesmo que apanhar este comboio...
Pica:
- Não tem culpa?? Então quem é que tem?? sou eu??
Resolvi fazer silêncio...

Pegou na maquina e resmungando lá me deu um bilhete...entrei para a carruagem a seguir e vejo aquilo às moscas...pensei: "Porra...vai mesmo cheio!......." e fiz a viagem descansadinho :P

Não é pedir muito...mas um pouco mais de rapidez e efeciência no atendimento desta empresa não fazia mal nenhum...só viria a trazer lucro num futuro proximo....

E o número de Informações ao cliente??

Das 09H00 às 22H00 se quiserem...ou se tiverem sorte...é que já tentei várias vezes e acabei por desistir tal foi o tempo que esperei...sim porque gratis é coisa que não é...

Então e se eu tiver mesmo à rasca num local qualquer onde apenas existe daqueles apeadeiros sem nada(para não falar daqueles apeadeiros que nem o nome lá têm...pensamos que estamos em Praias de Quarteira mas afinal é Coina...)e precisar de saber o horário do proximo comboio para fugir dalí e não tiver dinheiro no telemóvel???? È simples...tou fod&%$...


E num daqueles dias de Verão em que metade do país apanhou o Alfa para ir passar férias ao Algarve???nem queiram saber...


È um espetáculo..já apanhei de tudo!.. Bêbados que andam quase às cambalhotas quando o comboio está em movimento e enquanto percorrem as carruagens até chegarem ao bar para irem beber mais uma vão dando cotoveladas na malta que está sentadinha a dormir no lado do corredor...Pais que vão sentadinhos e deixam os filhos traquinas daqueles mesmo tipo "Pitbull" que espalham o terror naquelas carruagens ao andarem por alí a puxar os cabelinhos às senhoras que estão sentadas de costas no banco da frente ou então acertam com o brinquedo mesma na testa do desgraçado que vai sentado de frente para ele...e só depois daquele Dennys Pimentinha ter cegado ou posto em coma alguem é que os pais acordam, pedem desculpa e sentam-se novamente...


E aqueles que as vezes vão sentados dois lugares atrás de nós e ao atenderem o telemóvel começam a falar de tal maneira em VOZ ALTA que parece que vai mesmo ao nosso lado...ou então os que vão a dormir e RESSONAM de uma maneira que mesmo estando na outra ponta da carruagem ouve-se tão bem que parece estarem mesmo atrás de nós...... é de uma pessoa ficar feliz...muito feliz..alegre vá...


Depois existe tambem aquelas mulheres que eu sinceramente fico com vontade de pegar num saco besuntado com verniz e espetá-lo na cabeça delas para ver se gostam de snifarem aquilo...Minhas senhoras, conselho de griséu!.. NÃO PINTEM AS UNHAS NOS COMBOIOS!!!




Voçês podem não se aperceber quando estão lá nas vossas pedicures mas lembrem-se: EXISTEM MAIS PESSOAS DENTRO DA MESMA CARRUAGEM QUE SECALHAR NAO GOSTAM DO CHEIRO DO VERNIZ!!!OK??!!









Será assim tão difcil ?? Espero que não....senão um dia destes ainda matam alguem por falta de ar puro para respirar...






E continuando...

Existem tambem aqueles animais que vão á casa de banho e ao sairem, abrem a porta para entrar na carruagem novamente e trazem consigo um perfume Patchouly tal maneira intenso que ainda permanece pela carruagem alguns minutos...acreditem... é melhor ter máscara de oxigénio ou algo bom para se cheirar... isto tudo para não falar naquelas situações em que PRECISAMOS MESMO de ir ao WC e o gajo que esteve lá antes deixou aquilo contaminado de tal maneira que assim que abrimos a porta até nos arde os olhos.......ah pois é...nesses casos caros amigos...é melhor aguentarem e caminharem 10 metros até a casa de banho da carruagem a seguir...e lavarem os olhos do gaz pimenta...


E não podia deixar de contar tambem a história daquilo que para mim é a moda mais PIROSA DE SEMPRE!!!! TOU REVOLTADO!!


Ele é na rua, é nos cafés, é em todo o lado!! Lá vão eles..cheio de estilos e tal com o TELEMOVEL NAS MÃOS A TOCAR MUSICA!!! balançam-se de um lado para o outro, parece que estão numa passagem para modelos ou qualquer coisa assim... Meu Deus ao que chegámos...È que isso é tão piroso que até mete-nojo pah!! Revolta!!


Mas esta gente já não sabe o que são auriculares??? não sabem o que é MP3???


Bolas...


È que é mesmo irritante uma pessoa ir no comboio cansado e tentar dormir quando está um Moçambicano no banco da frente com o telemovel em cima da mesinha e com o volume no máximo a emitir qualquer coisa entre Kuduro/Kizomba/Reggeae e Funáná ou lá o que lhe chamam... Epá nem imaginam o que é ter nos bancos da frente duas adolescentes daqueles paises de Leste, de óculos de sol já sendo noite e com o telemóvel no maximo de volume e para todagente ouvir, a tocar durante 2 horas uma espécie de TECNO-SUPER-HIPER-MEGA-PROGRESSIVO-AGRESSIVO-E-MAIS-NÃO-SEI-QUÊ que entra nos ouvidos e deixa-nos simplesmente pastilhados quer queiramos quer não...


Estas e muitas mais peripécias são o exemplo em como o civismo realmente é importante e cada vez menos se vê isso...


Cada viagem é sempre um desafio para quem não tiver um MP3 com uns bons auriculares, não for sentado perto da janela e não for ao wc antes de entrar no comboio... e acreditem que algumas viagens podem mesmo mudar a vossa vida depois de tudo o que lá acontece.. E eu apenas falei em umas viagens de apenas 2/3 horinhas...agora imaginem as outras mais longas...

PS: Apesar de tudo não deixo de viajar na CP e até recomendo hoje em dia..pois não só contribui para a diminuição das emissões de CO2 como para o aumento das poupanças...Se nenhum destes conselhos vos servir de exemplo, então amigos...Como ja vos tinha dito: vaiam a pé ou de Camelo... mas vaiam!!

4 comentários:

  1. Duas pequenas correcções: é Caminhos de Portugal e nao Comboios de Portugal, e eles não ouvem reggae, ouvem reggaetton! lol

    ResponderEliminar
  2. kr0ss... é mesmo Comboios de Portugal, dá logo para ver que só fazes uso dos regionais (que por sinal no Algarve são de uma qualidade muito boa com composições de 40 anos de idade), na estação terminal dos IC dizem "A CP Comboios de Portugal espera que esta viagem tenha sido do seu inteiro agrado...".
    Bom, eu como griseu que utiliza os serviços da CP assiduamente, posso juntar mais umas coisas: alguma vez usaram o comboio internacional com destino a Paris (que nem vai para Paris mas sim Hendaye onde dá ligação ao TGV), o famoso Sud-Express? Fabuloso, as carruagens ainda são as originais, de 1950, cabines de 8 pessoas sem ar condicionado... é tudo o que o griséu Nel referiu mas pior por ser num ambiente mais pequeno, além de ainda apanharmos com o cheiro de óleo queimado do comboio. Simpatia de quem está ao balcão? Uii, para quem não sabe, os cartões de estudante universitários agora não tem referência ao ano lectivo, mas tem uma validade (pelo menos na minha faculdade)... "Pretendo um bilhete para o IC com destino a Faro, 2ª classe só ida com cartão de estudante universitário", resposta "não posso aceitar este cartão, têm de trazer um comprovativo da universidade em como é estudante universitário", eu pergunto-me se quem pede desconto de idoso também tem de apresentar a certidão de nascimento para provar que tem a idade necessária. Tanta coisa mais que podia referir mas é melhor não, este comentário já vai bem longo...
    Saudações aos griséus!!!

    ResponderEliminar
  3. Ah pois é! Isto é o que dá escrever posts sem confirmar factos! Mil desculpas ao idolatrado griséu líder da revolta. Ashem Vohu.

    PS: Quero também manifestar a minha revolta contra os revisores de comboio que refilam com uma gaja que não chegou à estação a tempo de comprar o bilhete, pois os comboios ou partem muito cedo ou chegam muito tarde, enquanto passam putos xunga (com a devida banda sonora xunga a tocar no telemóvel) por eles, a dirigirem-se para a última carruagem a fim de não pagarem bilhete, e este nada faz. Chega a parecer que ter refilado com a gaja foi uma manobra para se manter distraído e deixar passar os xungas sem incidentes!

    ResponderEliminar
  4. Eu posso dizer que ja fiz umas quantas viagens da CP e posso dizer muito sinceramente que as dos serviços, não teem qualquer competência para venderem e nem muito menos para prestarem informações!
    Realmente parece que tão ali por tarem, por vezes não sabem ter civismo com as pessoas!
    Passando ao outro assunto, das cenas que se vão passando ao longo da viagem..pois bem..se o bilhete é mais barato, é certo que vão lá indivíduos de baixa classe social, com poucos valores e normas instítuidas.
    É de lamentar, mas a nossa sociedade é assim, so temos que tentar fazer a mudança para melhor! Ah mas no que toca ás mulheres pintarem as unhas nos comboios, isso não é assunto de revolta entao afinal cada um tem a sua maneira de dar volta ao tédio não??! Não concordo com esse argumento..se eu fosse no comboio fazia o mesmo! Por isso Nel há que ter mais paciência!
    Bem passando á frente, e tocando no assunto dos xungas com a musica no telémovel..epa isso sim é que mete mesmo nojo!
    A juventude actual interage de uma maneira um bocado estranha!
    Não tem sentido nenhum irem feitos Stallones na rua, com o rabo a dar a dar, com a musica regatoon em alto som! Onde isto chegou!

    Sou mesmo é uma revoltada, quero mudança nesta sociedade!

    ResponderEliminar

Exprima aqui a sua revolta e partilhe-a connosco!