29 de abril de 2015

Os Senhores Taxistas vs. Uber


Então a ANTRAL, sigla pra ‘Associação Nacional dos Transportes que Aldrabam Labregos’ interpôs uma providência cautelar ao Uber, que levou à proibição da sua actividade em Portugal. Tá boa.

Ora a queixa tem como base a suposta ilegalidade do Uber em operar uma vez que não tem licença para o transporte comercial de passageiros.

Até aqui tudo bem, faz sentido.
Fará mesmo?

Sinceramente não sei qual duas teve a pior idéia: a ANTRAL interpôr uma providência cautelar ao Uber ou o Tribunal proibir a actividade do Uber em Portugal.

Analisemos então. 
O Uber não é uma empresa de transportes, é uma plataforma tecnológica que serve de intermediaria entre serviço e consumidor. Não será o mesmo que o Uber processar a Alcatel (?) por fabricar os telefones que servem de intermediaria entre taxista e consumidor?

Se há alguém que precise de licença não serão então os motoristas? Tal como os taxistas precisam, é mais que justo que estes motoristas também o precisem. Logo, a mesma autoridade que regula as licenças dos taxistas terá também que regular as mesmas para estes motoristas privados. Sendo assim, onde é que o Uber entra nesta confusão?

Isto leva-nos agora a analisar a decisão do Tribunal: O kei? Acabei de explicar! O que é que não perceberam?

Citando um artigo da Renascença, que pode ser visto aqui“O tribunal também mandou encerrar o "site" do Uber em Portugal e cessar a actividade de transporte de pessoas por meio de aplicações móveis.



As operadoras de telecomunicações vão ser notificadas para "que suspendam a transmissão, o alojamento de dados, o acesso às redes de telecomunicações ou a prestação de qualquer outro serviço equivalente de intermediação relacionado com o Uber”.”

Ora não será o mesmo que mandar desligar os telefones das centrais dos táxis para cessar a actividade de transporte de pessoas por meio de chamadas telefónicas? E pedir às operadoras que não instalem la mais telefones! Os bandidos!

Eu, muito mais que provável, estou a expressar-me com extrema ignorância sobre o assunto, mas que raio de argumentos são esses?

Isto parece-me a mim aquela história de quem não sabe perder. A ANTRAL se acha que está a perder mercado para o Uber, torne-se mais competitiva, invente uma app, iguale os preços. Sejam inovadores, não descarreguem nos outros.


Isto é tipo um puto ir queixar-se à mãe porque o amigo é melhor a fazer os trabalhos de casa.

O taxista é o típico Tuga, quando está mal, inventa qualquer coisa como desculpa, mas quando está bem, mesmo que para prejuízo do próximo, nem pia.

‘Ah vamos aumentar os preços porque o gasóleo aumentou’. Ninguém sabe deles quando os preços do combustível baixam.
‘Ah e tal, não passam facturas’. Mentira, já usei o Uber e recebi-a directamente no email. Espectáculo, nem pediram o numerozinho de contribuinte para factura. (Tá bem que foi em NY, mas tive que enfiar aí a piadinha).
'Ehhh ca gaija boua!'.

Isto sem falar dos roubos aos turistas.

Caro?? Atao não sabes que de Olhão para Faro, a A22 é o melhor caminho? Olha-me este labrego...


Não sou gajo de generalizar, e tenho todo o respeito pelos senhores taxistas, não é de todo a minha intencao desrespeitá-los.

Mas sabem que têm aí umas ovelhinhas negras não sabem? Tal como as há em todo o lado.


Ah, quase que me esquecia, o Presidente da ANTRAL chama-se Florêncio. Florêncio Almeida.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Exprima aqui a sua revolta e partilhe-a connosco!