7 de fevereiro de 2011

Parque Natural da Ria Formosa



Uma das melhores sete maravilhas de Portugal, umas das melhores zonas marinhas, um belíssimo espaço, onde várias espécies são preservadas, continua em algumas áreas com poluição e completamente abandonado!


A Ria podia ser na realidade uma autêntica maravilha da natureza e uma riqueza para as suas populações se os competentes pelo ambiente e ordenamento não fossem tão ineficazes como o são!

Parque Da Ria Formosa em Faro

Link para a foto em tamanho grande

É inadmissível as indústrias como as ETAR´s despejarem os resídos envenenados nessas zonas..
Como consequência as nossas espécies cada vez mais raras vão desaparecendo, a própria natureza cada vez mais alterada, destruíndo assim um espaço que outrora era uma maravilha, ficando cada vez mais degradado.


Mas o que mais me espanta é que este caso é do conheçimento de todos, todos sabem que a zona principalmente a zona do Bom joão, em Faro, é completamente o DEPÓSITO DE LIXO. Como pode ser assim considerado uma das maravilhas de portugal??

Passo a citar que em 2007, Faro avançou com o projecto de requalificação da frente ribeirinha, mas nada foi feito..foi completamente esquecido!

Vivemos num país de fantoches, onde a corrupção manda e a mentira está em torno de tudo!

Os resposáveis, presidentes de conselhos sabem desta situação, o que é inadmissível que continuem a prolongar.

A protecção do património natural e cultural é essêncial, um tesouro que temos todos de cuidar, pois esta encontra-se demasiado ameaçada.

O entulho que o Leal deposita na RIA
A organização dos resíduos tóxicos e melhores infra-estruturas, são os primeiros passos que as autoridades competentes deveriam levar em conta..
Mas como? se vivemos num país de mentira?
O Parque Natural da Ria Formosa constitui um conjunto ambiental de rara beleza, que gostariamos de perservar, local esse que é NOSSO e que todo o valor é merecido.


Cláudia Bárbara




10 comentários:

  1. À Claudia,porque não juntar-se a quem quer fazer desse PNRF um sitio melhor, sem lixo,e sem poluição?
    Num ano que se fala tanto em voluntariado,há meia dúzia de malucos a lutar por esse objectivo,já foram apelidados,por altas individualidades da nossa cidade, e do nosso Algarve, de lutarem contra moinhos de vento.
    Mas o que é certo é que eles é que são os responsáveis por esses moinhos de vento.

    ResponderEliminar
  2. Voluntários?? As câmaras é que têm responsabilidade de colocar pessoal a limpar essas zona, e com a respectiva remuneração! Ou os que limpam o centro da cidade são diferentes daqueles que limpam um parque natural?
    Do meu ponto de vista, andar a limpar as ruas com um carrinho e uma vassoura é a mesma coisa que limpar as praias / ria ... Os responsáveis da câmara é que são uns nojentos!

    Ou será que na casa deles mandam a empregada limpar só metade? Eu acho que não...


    Cumps,
    Luís Gonçalves

    ResponderEliminar
  3. Ó Luis Gonçalves,não digo voluntários para limpar, digo voluntários para denunciar de uma forma organizada, e exigir que sejam as entidades responsáveis sejam condenadas pelos seus crimes,e que sejam obrigadas a limpar.

    ResponderEliminar
  4. Se eu desconto todos os meses do ordenado é para pagar esse tipo de serviços, e a limpeza do município é um dos serviços mais importantes que eu pago.
    É uma vergonha ir passear de bicicleta no nosso parque natural e ver aquele lixo nojento por detrás do Pingo Doce. É simplesmente vergonhoso o abandono e desinteresse ali demonstrados pela parte das entidades (in)competentes.

    ResponderEliminar
  5. Tá a seba má junta cáreia.8 de fevereiro de 2011 às 12:37

    Só os vereadores da CMO é que não querem saber desse lixo, eles querem é cerimónias para aparecerem engravatados,e enfatados com os fatos gucci e armani.
    incompetentes não, eles são é muito competentes, para aquilo que lhes interessa,como ser socios encapotados de uma série de empresas que vão surgindo com o aval da CMO.

    ResponderEliminar
  6. Floripes nesse caso quero juntar-me, como fazê-lo?

    ResponderEliminar
  7. O movimento de cidadania activa "Somos Olhão" está a preparar uma acção contra a poluição na Ria Formosa, é só contactares com eles.
    Como dizia o Zeca Afonso, leva um amigo contigo!

    ResponderEliminar
  8. ARH...Administração da região hidrográfica do Algarve, Programa Polis para a Ria Formosa, São entidades que também estão ligadas á Ria Formosa. Temos de criticar a insuficiência das Câmaras Municipais, mas também não esquecer os veradeiros culpados, os cidadãos.
    Há muita gente que não hesita em atirar lixo pela janela do carro, deixar lixo na praia, alguns até acumulam quilos de resíduos no corpo, mas isso a depuralina resolve!
    Até o ato de lançar uma simples beata para o chão deveria ser evitado, pois é em nós, cidadãos, que tudo começa.
    Não digo que pressionar as entidades competentes não ajude a resolver alguns dos problemas com que a nossa maravilha se depara, contudo se o cerne da questão não mudar teremos sempre lixo no nosso Algarve, País, Mundo...
    partivipei na iniciativa Limpar Portugal e na realidade sinto que pouco resolveu, uma vez que as atitudes das pessoas continuam as mesmas. Em certa parte compreendo, que direito tem o estado de exigira aos cidadãos que paguem quando vão depositar resíduos nos sítios corretos. O mal também começa ai, quem sou eu para ir dizer a uma pessoa que tem duas hipóteses, ou largar entulho num sítio qualquer e não pagar nada, ou então entregar num sítio regulamentado para tal mas onde se paga á tonelada?!
    Já me estendi mais do que queria/devia, mas o assunto é muito complexo, na realidade o que interessa é agir.
    O ano passado sei que houveram iniciativas para limpar a Ria, e este ano caso não haja pudemos organizar, e estou disposto a tal, não vejo qualquer incoveniente nisso.
    É chato e por vezes frustrante limpar o entulho e lixo que grande parte das pessoas deixa por ai, mas é o pouco contributo que TODOS pudemos dar.

    Américo Domingos

    ResponderEliminar
  9. Compreendo Américo, mas na minha opinião as entidades competentes é que têm a maioria da culpa, pois se eles não deixassem ao abandono, as pessos teriam mais cuidado, penso que teriam mais consciência que é um lugar para cuidar.
    Mas também tem toda a razão, se todos deitassem uma mãozinha, seria limpo mais rapidamente.. mas isso é impossível aconteçer, pois há pessoas que tão nem aí.

    ResponderEliminar
  10. ó Américo então a CMOlhão entulha a ria com 0s camions da CMO como a foto demonstra e os cidadãos é que vão limpar o entulho?
    Os cidadão tem é de exigir que a CMOlhão a CMFaro e não sujem a ria e que limpem o lixo e as sucatas em terrenos da ZPE da Ria Formosa,como está no cais comercial de Faro,onde a CMFaro etm o estaleiro e a sucata.
    As ETARs matam as aves nas suas lagoas assassinas enviam veneno para a ria destruindo a biodiversidade e OS cidadão é que são culpados?
    ó Américo diga lá qual o motivo que paga tantos impostos na factura DA AGUA PARA O TRATAMENTO DE ESGOTOS E PARA A RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS E O LIXO NAS CIDADES CADA VEZ É MAIS

    ResponderEliminar

Exprima aqui a sua revolta e partilhe-a connosco!