28 de agosto de 2009

Quando o amor antes do casamento é sinónimo de morte.





Apresento um dos melhores livros de sempre!
"Souad Queimada vida"



Acabei de o ler em pouco menos de um mês, e achei simplesmente arrebatador.
Trata-se em poucas palavras um relato de um milagre!





Quando comprei o livro sabia que o iria ler tranquilamente, sem grandes stresses..mas quando começei a entrar no mundo de Souad, fez-me cada vez mais despertar a minha curiosidade em o ler mais, tenho a dizer que de facto é uma história perturbante, que não deixa qualquer um indiferente.



Souad tinha dezassete anos e estava apaixonada.Na sua aldeia da Cisjordânia, como em tantas outras, o amor antes do casamento era sinónimo de morte.
Tendo ficado grávida, Souad foi brutalmente queimada pelo próprio cunhado que estava encarregado pela família de regá-la com gasolina e chegar-lhe fogo.

Posteriormente Souad foi vítima de maus tratos no próprio hospital onde foi internada, sem cuidados especiais, deixada com um animal para abate!




Pois os médicos e as enfermeiras consideravam-na uma "vermuta" por o que esta tinha feito, desonrar a família.


Considerada com um caso perdido,Souad lutou até ao fim e teve forças para sair daquele desterro.


Horrivel como uma sociedade constituída por pessoas que tem sentimentos, valores consigam fazer tal maldade a uma rapariga de apenas 17 anos!



Muitos anos depois, Souad decidiu falar em nome das mulheres, por motivos idênticos aos seus.
Considero Souad uma mulher de garra, como nunca vi, depois de toda a barbaridade que passou, esta mulher continua a lutar para que se instituam direitos e se acabem com os crimes de honra no seu país e nos restantes onde existe essas prácticas.
Hoje e nos próximos anos, o seu papel é continuar a salvar outras Souad, a sua Fundação chama-se Surgir (Fundação esta que ajudou souad a fujir de onde estava) porque é preciso surgir no momento certo para ajudar essas mulheres a escaparem á morte.
Trabalham em qualquer parte do mundo, em alguns países, para as poderem proteger, metem as mulheres na prisão logo que elas têm coragem de se queixar.Algumas estão presas há mais de quinze anos!


Na Jordânia é apenas um exemplo, existe uma lei que estipula, tal como na maior parte dos países, que todo e qualquer homicídio, crime de direito comum, deve ser punido com vários anos de prisão.Porém, a par dessa lei, dois breves artigos, 97 e 98, precisam que os juízes sejam indulgentes em relação aos culpados de crimes de honra. A pena varia, em regra, entre seis meses a dois anos de cadeia.
Os condenados considerados heróis, muitas vezes não a cumprem na totalidade.
Há associações a lutarem para que estes artigos sejam alterados, mas não conseguiram progresso.
Há relatos que nos deixam desarmados e incrédulos face ás atrocidades de que o Homem é capaz: Queimada Viva é um desses casos.é um livro pungente, uma viagem aos limites do terror!

Agora digam lá se isto não anda mesmo a merecem que o mundo se revolte?? É inaceitável as práticas destes países, crianças e mulheres ainda são escravisadas e maltratadas a toda a hora!








Agora pergunto-me até quando a figura feminina continuará a ser vítima dos mais inimagináveis e hediondos crimes?
Ler mais >>

27 de agosto de 2009

Café do Griséu #10

Eu sinceramente fico as vezes estupefacto com a arte de fazer musica....


Numa palavra:

EEEEPPPPAAAAAAAHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!






Sái um Tintinho SFF!!!

PS: e já agora confiram aqui o single "amendoins pó gordo"....
Ler mais >>

O que é isso que tens entre as pernas?


Esta menina(?) é Caster Semenya, atleta sul-africana de apenas 18 anos que venceu com grande vantagem os 800 metros femininos nos Mundiais de Berlim. Após essa vitória levantaram-se dúvidas sobre o verdadeiro sexo da rapariga(?). Foi então submetida a um processo de verificação de sexo que envolve ginecologistas, endocrinologistas, psicólogos e especialistas em medicina interna. Depois tem-se que esperar umas semanas para saber o resultado dos exames.


Epá até acho normal surgirem estas dúvidas porque ela(?) realmente sai ao pai mas é preciso pagarem não sei quanto dinheiro a não sei quantos médicos e esperar não sei quanto tempo para descobrirem uma coisa que todos aprendemos a descobrir naturalmente quando somos pequeninos?!

Conclusão: estes especialistas(?) foram para doutores sem nunca terem brincado aos médicos.


Já agora aproveitem e façam também um teste a este gajo(?):


Ler mais >>

21 de agosto de 2009

PERGUNTA DA SEMANA #3 - Com licença

Depois de várias semanas sem "Pergunta da Semana" venho aqui deixar uma pequena questão:

Porque é que as transeuntes "enrugadas dos anos" (expressão utilizada por uma habitual comentadora do nosso blog afirmando que é feio dizer "velha") têm o irritante hábito de ocupar todo o passeio com o seu andar cambaleante e sacos em cada mão, frequentemente também com aqueles carrinhos de compras de duas rodas, obstruindo por completo a passagem de quem está com pressa?
Muitas vezes até parece que não têm qualquer intenção de deixar passar...
Ler mais >>

17 de agosto de 2009

A revolta...é assim!




Venho aqui demonstrar a face da revolta, a tal veia revoltada, a vontade de partir, de chegar e abalar, de sugar, de evaporar, de pegar num martelo e dar com força nalguma coisa, de ouvir musica agressiva que acalme os meus pensamentos e acalme a minha alma, a vontade de gritar bem alto para toda gente ouvir, de berrar ate ficar afónico, de pegar no megafone e mandar algumas pessoas para o cara%$#! De voltar atrás e refazer tudo bem feito mas voltar com mais vontade de revoltar, de chamar nomes, de aliviar a dor, a pressão, o ardor nas veias, as pupilas a dilatarem de tanta raiva, de soltar a minha raiva, de colocar as mãos no ar e fazer com as mãos uma c@ra/h@das bem grande para quem precisa!!



Uma revolta é sempre uma revolta, uma revolta não é para ratos nem maricas ou coisas do género, uma revolta é para Homens, Homens a séria que sabem fazer estragos com as mãos ou com as palavras, é para as mulheres de barba rija que têm mais tomates que muitos homens, é para aquela velhinha que tem na mão o seu cajado prontinho a dar umas belas lambadas nalgum que mereça, é para aquele pequeno a quem roubaram o telemóvel ou os sugos no infantário, é para aquele que no meio disto tudo anda com vontade de partir umas belas cabeças, tachos, paredes e deixar bem claro as suas ideias do que está mal.

A revolta é para aquele que no meio disto tudo por mais santo que seja torna-se um Belzebu f#dido que deixa os mais valentes a tremerem de medo e parte a loiça toda…

É assim … a Revolta.
Ler mais >>

14 de agosto de 2009

Há pessoas horríveis não há?!


Começo por dizer, que sou uma pessoa revoltada com a sociedade não só com a nossa, mas também as restantes!

Como é que pode ser possível num ser humano passar-lhe na cabeça que é completamente normal tratar os próprios filhos abaixo de cão?Se uma pessoa faz isso aos filhos, que poderá então fazer aos outros? Fico muitas vezes a questionar-me sobre este assunto!

Mães que matam os filhos á nascença, maltratam-nos até á morte, tentam afogá-los, tapar a respiração enquanto dormem e como oiço nas noticias muitas vezes até os comem! Sinceramente serão mesmo seres humanos, que sentem a alegria,o prazer de viver, as emoções e a dor??
Será que no momento que fazem isso não lhes doi o coração de ver uma criança a lamentar para não fazer mais??

Posteriormente temos a fantástica justiça deste país que nestes casos,mesmo tendo as provas á frente dos olhos condenam se for preciso como uma mulher com problemas mentais, prisão domiciliaria, ou prisão de um ano! Oh por favor, agora qualquer um que tem comportamentos anormais é maluco?? Não, não é, mas sim é a maldade nas pessoas isso sim!


Agora eu interrogo-me será tempo suficiente para sentirem na pele o sofrimento?! Claro que não, se for preciso engravida e lá vem ao mundo outro infeliz! Já para não falar nos padrastos que abusam anos e anos das enteadas, onde até há situações em que a própria mãe reconhece mas nada faz para salvar a filha, pois o medo ou a maldade é mais forte!


Na minha opinião deveria haver um sistema rígido para este tipo de pessoas, não só por maltratarem crianças, mas por serem meros seres gananciosos, com sangue frio. Mas infelizmente casos e mais casos se vão amontoando e o sistema condena, mas de uma forma muito pouco concisa para situações assim. Crianças continuam a sofrer, a serem espancadas até á morte, a aguentarem com as pressões, violadas sexualmente e emocionalmente pelos próprios progenitores!


Situações assim são devastadoras num mundo tão evoluído em que que se fala sobre tudo, toda a gente sabe de tudo e de todos.. mas em casos como este e entre outros tantos, as pessoas preferem não se intrometerem e calarem-se, em vez de revoltarem-se, contestarem, para assim fazer qualquer coisa que ajude a modificar este tipo de episódios que acontecem diariamente em todo o mundo!


Revolto-me assim na esperança de que algo irá se resolver, e que casos como estes vão deixar de existir...mas sei que isso é algo impossível, há pessoas muito más, que só se sentem bem com a desgraça feita... e essas pessoas nunca vão deixam de existir... por outras palavras é o MUNDO EM QUE VIVEMOS!
Ler mais >>

11 de agosto de 2009

Preguiça catastrófica!

Cá estou eu para mais uma revolta, desta vez acerca de como é impressionante a facilidade com que um condutor estaciona numa rua estreita de um só sentido impedindo toda a circulação do trânsito, sem sequer pensar em mais nada nem ninguém senão no seu próprio umbigo!!!

Encontrava-me eu em Faro, na rua Cruz das Mestras, que para quem não sabe é a rua do "Pôr do Sol" ou do "Sushi Ya" ou a rua que a padaria "Lisbonense" faz canto. Deparei-me então com a situação que referi no primeiro parágrafo. Uma grande carrinha de uma empresa (que não me lembro o nome, qualquer coisa Guerreiro), parada no meio da rua (também não havia muito mais onde parar) a impedir qualquer circulação de veículos. Sim! Parada, porque nem sequer estava ligada (tipo se precisar de desimpedir o local é só arrancar, dar a volta e estou no mesmo sitio outra vez) nem com os 4 piscas para dizer que "tou a descarregar qualquer coisa num instantinho". Até aí pensamos que "epah e tal, o gajo é um tótó! piiiiii! piiiiiii!", mas de certeza que não pensamos no que aconteceu a seguir.


Uma ambulância do INEM, que dizia "Viatura de Intervenção Catástrofe" com as luzes de marcha de emergência ligadas! Ou seja os pirilampos... Ora, alguém estava a espera de socorro e lá tinhamos aquele lindo filme!!! O condutor da ambulância foi bastante paciente usando o apito mais suave para dizer que estava ali à espera, até que os condutores dos outros carros começaram a apitar que nem uns loucos!!! Mas sem resultados..... Ainda passaram uns cinco minutos até que a carrinha fosse embora.


Meus senhores e senhoras, a minha revolta é esta. Uma viatura com tal nome, "catástrofe", por si só já assusta, muito mais vê-la parada por causa de um capricho! Em 5 minutos de atraso pode perder-se uma vida..... Se queremos ser preguiçosos e deixar um carro mal (horrivelmente mesmo) estacionado, o minimo é pensar no mundo à nossa volta e fazer de maneira a poder actuar rapidamente em casos como este. O melhor mesmo é nem sequer deixar o carro a impedir a circulação.... Não sei.... digo eu, mera griséua.

Ler mais >>

8 de agosto de 2009

Café do Griséu #9

Tempo para uma bela pausa ;)

Apresento-vos dois grandes senhores da comédia portuguesa.

Mister U (Rui Unas) e Roxinol Faduncho (Marco Horácio). Oiçam e tentem não rir.




È uma Bock sff!!
Ler mais >>

7 de agosto de 2009

O "meu" Algarve.






O "meu" Algarve não é o da Oura ou Praia da Rocha, de Vilamoura ou Areias de S. João, do Ancão ou da Galé. O meu Algarve, sem aspas, não tem nada a ver com praias lotadas de tias ou tios acorrentados a ouro e de BlackBerries no areal nem com os respetivos sobrinhos que de tão formatados já parecem ter caras de adulto mesmo que apenas contabilizem 7 ou 8 anos no BI. O meu Algarve não tem festas glamourosas onde os convidados têm os dentes mais branqueados que Camarate e onde se acotovelam para ganhar alguns centímetros quadrados de notoriedade pífia nos pasquins cor-de-rosa ou para pontificarem nas colunas dos Carlos Castros da vida. O meu Algarve não tem jipes com a maquineta da Via Verde estacionados à lei de quem tem fome em cima dos passeios. O meu Algarve existe 12 meses por ano e não se reduz a um par de semanas em Agosto em busca frenética de flashes, festas brancas ou tratar os amigos usando a terceira pessoa e acrescentando um "ç" depois de cada "t" como parece ser chique agora (Já repararam como se diz "olá, tçá bom? Entção e a família, tçudo bem?"?)

O meu Algarve é genuíno e é feito de lodo e sal, de amêijoas e chibas, de tarte de alfarroba e D. Rodrigo. O meu Algarve é minis no Zé Maria e galo caseiro à do Sr. Cavaco em Sta. Catarina da Fonte do Bispo. O meu Algarve é Manta Rota há 10 anos atrás e Ilha de Tavira by night. O meu Algarve é catar conquilhas na Ilha do Farol e ir ao lingueirão com aderiças no parchal em frente ao Aeroporto. O meu Algarve é carraspanas de medronho em Salir ou Monchique e cabazadas de perceves em Odeceixe. O meu Algarve é Fuzeta e Faro, Olhão e Tavira, V.R.S. António e Aljezur.

Já corri essas capelinhas todas, essas que aparecem sempre nas revistas de Agosto. Conheci a Manta Rota antes do Manta Beach, bati aquela praia toda da Lota a Cacela a caçar medusas com o meu irmão Ricardo, a Natacha e a Maria João Belchior*, putos nesse tempo, ainda aquilo era um sítio civilizado onde se podia fazer praia e efetivamente descansar. Fugi atrás de tantas ou mais "bifas" na Praia da Rocha do que o outro parvo e nem por isso me bazofiei em público (o tal cão que não ladra) ainda aquilo tinha Sachs em vez de Sashas. Palmilhei toda Albufeira desde o extinto IRS até S. Gabriel, fazia os 10.000 metros entre o Vegas e o Atrium na rua dos bares, faturei no Alabastro, Kadoc, Locomia, irlandesas, holandesas, alemãs mais IVA ainda não havia a Via do Infante. Persegui o calendário de Festas da Espuma, do Esferovite, do que houvésse a jorrar do céu e que pusésse as miúdas malucas.

Detesto o Algarve em Agosto por ser a altura do ano em que a minha região é menos genuína. Hordas mediáticas demandam o Sul para se bronzearem (lá têm uma oportunidade por ano de excitarem a melanina sem ser naqueles grelhadores dos Hea(l)th Centers a que chamam solários) e para gritarem ao telemóvel "Está lá? Francisco? Olhe, pá! Você nem imagina onde eu estou!" enquanto esperam por um peixe grelhado. O Algarve torna-se uma caricatura, uma Cuba no tempo de Fulgêncio Batista, um bordel de vaidades, uma passerelle de Lagos a Almancil (felizmente que em Faro ninguém mete o bedelho) onde se diz que se está no "Ógarve" sem que se entenda minimamente que o Algarve não é nada disso.

Eu próprio, como algarvio, questiono-me sobre esta coisa do Allgarve. Um Algarve for all, mesmo os que vivem no Poortugal ou um fedorento alcouce de futilidades para onde o resto do país voyeur olha com indigência? O tal Algarve que é a 2ª região mais produtiva de toda a Nação (atrás de Lisboa e Vale do Tejo) e que só recebe migalhas do Orçamento como investimento público? Ou o Algarve que andou a gemer anos e anos para que a A2 chegásse finalmente cá? Ou mesmo aquele Algarve que demora algumas 3 horas para ir de Lagos a Vila Real de comboio? Se calhar é o Algarve que os algarvios merecem por terem votado "Não" no referendo de 98...

Agora que estamos em pré-campanha para as legislativas, sugiro um imposto turístico tal como existe na República Dominicana: O turista bate o passaporte ali nas portagens de Paderne e largam-se 100 euros por pessoa, com óbvia isenção de taxa aos residentes. Ficava o Algarve mais filtrado de impurezas provenientes de a norte de Setúbal e nem por isso menos prejudicado financeiramente. Para gente abjeta preferimos os "camónes", esses ao menos deixam uma pipa de massa na região.

Estas são as palavras do Misha e foram retiradas do seu blog. Delas nada mais acrescento pois quem é Algarvio sabe bem que nada do que aqui está escrito é mentira.

PS: È maravilhoso poder viver na terra onde os outros passam férias uma vez por ano :P
Ler mais >>

5 de agosto de 2009

A Encruzilhada para comprar uma bicicleta na Sportzone #4 e última

Sigam as aventuras e desventuras de kross, um simples griséu que queria inocentemente adquirir uma bicicleta e de súbito viu-se emaranhado nas teias da malvada Sportzone.
Parte 4: O parafuso málévolo - ou - O ciclista sem alma

Kr0ss sentia a adrenalina de andar cada vez mais depressa na sua bicicleta, já tinha feito umas curvas mais apertadas do que tinha feito até ali, e cada vez mais rápido. Começara a ouvir um ruido esquisito, vindo da corrente. Subira um e outro passeio, habituando-se a levantar a roda da frente para tal. Ia cada vez mais longe, cada vez passando mais um pouco do seu limite. Apercebera-se de que a bike saltava uma mudança. Iria agora subir um passeio, mas a aproximar-se na diagonal. Levantara a roda da frente e preparara-se para pular o passeio. Meio segundo depois estava sentado no chão, a 2 metros da bicicleta. Kross passara para o outro lado do passeio, mas a ConquistaTorah ficara para trás. Fora a sua primeira queda. Kross já se sentia mal por nunca ter caído antes, devia uma queda a si próprio. Andara mais um pouco mas a bicicleta cada vez fazia mais barulho, mas tivera prometido a si próprio que não voltaria à Sportzone, estava farto daquilo, nunca mais lá poria os pés.
No dia seguinte Kross estava na Sportzone.
O estabelecimento estava novamente repleto de novos fregueses, como se houvesse sempre novas almas para comprar. Pobres coitados - pensara Kross - Não sabem no que se metem.
Dirigira-se à secção das bicicletas e para sua surpresa estava lá um funcionário novo, o funcionário Ω. Este fizera cara feia, franzira o nariz e depois lá dera uma vista de olhos na bicicleta. Parecia não saber muito o que estava a fazer e também dava a sensação de estar a improvisar uma desculpa para não fazer nada na bike. Kross sentira saudades do funcionário X.

FΩ: "Ah e tal, isto é normal das bicicletas novas, como os componentes são novos ainda não estão calejados e coiso, se isto ficar pior volte cá que fazemos uma revisão, mas estes barulhos são normais, xô, xô, que tenho que angariar mais almas agora."

Ao sair, vencido mais uma vez, da Sportzone, Kr0ss avistara no saloon local nada mais nada menos que (Ribombar dos tambores) ... O FUNCIONÁRIO X. Tinha uma aura de energia à volta dele e o conhecimento infinito sobre bicicletas e afins pairava sobre a sua cabeça.

FX: "Então man, está tudo fixe? Está tudo bem com a bike?"

Kross não sabia se tê-lo encontrado ali seria coincidencia, destino ou parte do plano maquiavélico da Sportzone, mas decidira na mesma explicar a situação ao Funcionário X.

FX: "Epá isso ou pode ser o txfranan ou o txurifai das correias, trá-la cá amanha que eu vejo-te isso na boa."

E no dia seguinte assim fora. Kr0ss (agora digam todos em coro!) dirigira-se à Sportzone. O Funcionário X dissera prontamente que se não desse para arranjar e continuasse a fazer barulho depois da intervenção dele, que lhe trocaria a bicicleta por uma nova, o que assentou perfeitamente nos ouvidos de Kross, pois já tinha partido um reflector traseiro na noite anterior (a bicicleta tinha na altura 1 hora de utilização).
O funcionário fizera a roda de traz rodar 3 vezes e depois solucionara o problema. Aparentemente um parafuso que vinha frouxo de fábrica estava a fazer fricção na corrente, que numa determinada posição até fazia saltar a mudança. Se esta estória (sim, eu quis mesmo escrever estória. Já agora, quer dizer narrativa de lendas e contos tradicionais de ficção) fosse um filme, seria agora que entrava a música reconfortante de quando o herói consegue pôr fim a todos os problemas da humanidade, e embora tivesse gasto ainda mais dinheiro em cadeados, cantis e bolsas para a bicicleta, Kross havia finalmente vencido.

Epílogo

Kross pedalara satisfeito na direcção do pôr-do-sol.
Seria mais tarde mencionado em mitos urbanos como 'A lenda do ciclista sem alma', em que descia uma encosta de bicicleta caindo várias vezes aos trambolhões, sem alma (e sem juízo), conto este que aterrorizava pobres inocentes ciclistas novatos e inexperientes.

Nota do autor

Era minha ideia colocar um foto minha a pedalar em direcção ao pôr-do-sol, mas não tenho ninguem para a tirar, pois logicamente quando vou descer encostas de bicicleta (quer dizer, de cu), vou sozinho, aparentemente o pessoal tem medo do Ciclista Sem Alma. Obrigado por lerem.
Ler mais >>

Café do Griséu #8

Não adianta olhar pró céu, com muita fé e pouca luta..

Uma musica que dá vontade de revoltar... eh eh



È um caipirão sff!!!
Ler mais >>

4 de agosto de 2009

Revoltada mas Resolvida

Caros leitores, cá estou eu para mais uma pequena revolta, desta vez com a Câmara Municipal (CM) de Lagos. Precisei de telefonar para o posto da GNR de Lagos, então não fiz mais do que ir ao motor de busca da internet e escrevi as palavras "GNR" e "Lagos". Apareceram diversos links e o primeiro remetia-me para o site da CM que ao clicar levou-me de imediato para uma página com o número de telefone, morada e site.

Griséua - "Ena!"
Fiz então a minha ligação via telefone para o 282 762 809, quando dei por mim estava a ouvir uma senhora da rede a que pertenço a dizer que "neste momento não é possível aceder ao número que marcou".

Griséua - (pensando) "Se ela me diz que é neste momento, deve ter sido algo na ligação, vou tentar outra vez. Olha não dá..... Bem os meus telemóveis tão mesmo marados! Vamos lá outra vez. Olha! Não é que não dá mesmo!?"

Estranhei, então decidi ver que outras soluções tinha. Fui então clicar no endereço electrónico fornecido pela CM, que pelas iniciais não me parecia ter nada a ver com a GNR mas nunca se sabe. Adivinhem só: CPCJ Lagos não tinha mesmo nada a ver com o assunto, era nada mais nada menos que o site da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em risco. Bem.... Tava a ficar difícil. Resolvi tentar pesquisar somente "GNR" e o primeiro link que apareceu foi.................. O do site da GNR!!!

Griséua - "Brilhante!!! A GNR tem um site que nenhum dos outros locais indicou..."
Maior o espanto quando li as linhas que se encontravam por baixo da dita ligação:
"A GNR não garante que o website seja 100% acessível. A Guarda está a desenvolver esforços em aumentar a acessibilidade do website(...)"

Sim senhor! Aqui temos uma Griséua contente! Têm um site e como ainda estão a desenvolvelo e sabem que pode ser de difícil acesso, avisam os seus usuários. A sério que gostei. Realmente, assim a primeira vista parece confuso, mas um cibernauta já está habituado a olhar para pontos chave onde é habitual encontrar determinadas informações, e lá estava! Na marguem esquerda uma série de opções das quais "Contactos". Uma folha em AdobeReader também um bocado confusa mas até foi fácil perceber como funcionava. Nova ligação telefónica desta vez para o 282 770 010. Finalmente tinha conseguido! Depois de terminar o assunto pelo qual liguei, expliquei ao senhor muito simpático que me atendeu que tinha tentado outro número fornecido pelo site da CM e que não chamava. Tinham mudado de número este ano, 2009, informou o Guarda e assim tava tudo explicado.
Como tinha constatado estes dois erros na página da CM resolvi fazer um pouco mais pelos restantes usuários, pois geralmente até se consultam os sites das CMs pois sabemos que eles costumam ter estas informações. Então lá fui eu de volta, página inicial da CM Lagos, Contactos, e tudo e mais alguma coisa menos um simples Câmara Municipal ou Departamento de Informação.... Tive que escolher aquele que me pareceu melhor para falar sobre a alteração destes dados. Haviam 2: Assembleia Municipal (AM) e CM Lagos (Paços do Concelho Séc.XXI).

Griséua - "Mas que porra é esta!? Paços do quê!?"

Veio-me à memória uma das muitas sábias conversas com o meu pai sobre coisas em geral e fiquei com a impressão que aquilo queria dizer que era a CM em si. Mas resolvi tentar primeiro a AM. Chamou três vezes e atendeu a central, com uma senhora que num bom algarvio me dizia "Ligou para a CM de Lagos, a sua chamada encontra-se em linha de espera. Por favor aguarde, obrigadã. (Música de atendedor de chamada) Ligou para a CM de Lagos, a sua chamada encontra-se em linha de espera. Por favor aguarde, obrigadã. (Música de atendedor de chamada)........" Até que percebi um padrão! A cada 3 segundos a gravação de 7 segundos repetia!!! Isto durou 1min e 10seg até que a chamada caíu. Não queria acreditar que tinha gasto aquele dinheiro porque queria ajudar um pouco outros cidadãos, ouvir aquela irritante repetição cerca de 7 vezes e não tinha resolvido nada! Tentei outra vez e ouvi o famoso "tuRuRU" de quando um número não funciona.
Já um bocado verde, lá telefonei para os Paços do Conselho (PC). Já passavam cerca de 3min das 12.30 mas um rapaz atendeu e expliquei então que tinha tentado a AM e que depois da chamada ter caído já não consegui mais telefonar para lá, parecendo que o telefone estava fora do lugar. Foi então que recebi a absurda resposta:

PC - "Ah pois é. É que a senhora que atende na AM foi almoçar das 12 às 13."

Griséua - "Ah! Então das 12 às 13 ela fecha a linha e esta também vai almoçar!?"
PC - " (risos) Não. É que esse número que ligou já é muito velho e o telefone também é dos anos 60 então nem sempre funciona."
Griséua - " (OMFG!!!!!! Isto vai de mal a pior....) Desculpe?!?!!?!?"
PC - (senhora em voz de fundo grita "não, não!!! aquilo agora é outro número! o telefone já é dos novos!) "Ah! Olhe vou dar-lhe o número, é que isto anda de mudanças e esse era o número do edificio velho."

Bem lá fiquei com um número que na realidade não sabia se precisava. Tentei interromper mas sem sucesso pois havia muito ruido de fundo e o rapaz não conseguia ouvir e também não percebia muito daquilo. Tentei então, FINALMENTE, saber para onde podia ligar para informar que existiam dois contactos que estavam errados no site da CM.

PC - "Mas qual site?!"
Aparentemente o rapaz não sabia da existência do site... Então perguntou à voz de fundo pela morada do site, e eu a tentar fazer-me ouvir: "mas eu já estou no site! Não preciso da morada!" Não adiantou... o rapaz todo contente deu-me a morada....

Griséua - "Mas eu tou no site e os números que tentei contactar estão errados. Com quem é que posso falar para corrigirem o site?"
PC - "Mas que números é que estão mal?"

Griséua - "O da GNR e pelo que me diz o da AM."

PC - "Ah!!! Quer o número da GNR? (Eu a tentar interromper: "mas não!.... mas... mas...) Aguarde só um momento".

AAAAHHHHH!!!!!! EU NÃO QUERO MAIS NÚMEROS DE TELEFONE!!!!...... Enfim lá me deu mais um número e lá consegui perguntar mais uma vez, com quem poderia falar para alertar os erros. Mandou-me aguardar. Silêncio. E finalmente uma senhora.




Griséua - "Hãmmmm.... Eu não sei bem para onde estou a falar, é que passaram a chamada sem dizer nada..... Poderia dizer-me para onde falo?!"
Senhora - "(algo que não percebi muito bem) informação."

Expliquei a situação dos números de contacto errados e do site errado. E perguntei novamente de onde era que não tinha percebido.

Senhora - "Hãããmmm?..... (teclado) é só um momento........"

Griséua - "O_o?! É algo como um departamento de divulgação de informação?"

Senhora - "É! É isso. Pois..... O meu colega que trata disso não está cá. (Griséua: Oh não... passar a chamada outra vez!!!) Se quiser mesmo falar com ele tem que telefonar mais tarde, mas eu também posso anotar aqui o que me está a dizer que depois eu passo a informação para ele e ele depois fala com o departamento de internet para alterar."

Griséua - "(passa e passa e passa..... que se lixe! Não me apetece perder mais tempo ao telefone por causa de mariquices!!!) Eu não tenho mesmo que falar com ele. Deparei-me com esta situação e achei por bem informar-vos. Se não necessitar de entrar em contacto com mais ninguém melhor para mim."

Senhora - "Não não. Pode deixar comigo que eu faço o que lhe disse"

Griséua - "(UAU!!!) Então pode ser. Agradeço imenso a sua disponibilidade e atenção para resolver esta situação."

Senhora - "(risos) Ora, não tem nada que agradecer. Eu é que agradeço!"

FINALMENTE TINHA LARGADO O TELEFONE!!!! Já lá iam quase nove minutos!!! Mas ao menos falei com alguém que entendeu a situação, achou que estava mal e prontificou-se a ajudar-me.
Nem tudo foi mau, mas já viram bem as voltas que dei só para obter um número e depois para informar que estava errado e pedir para mudar?! É surreal.... Aceitam-se apostas relativas a quanto tempo acham que irá levar até a informação do site da CM de Lagos mudar...

Ler mais >>